quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nissan Leaf








O Nissan Leaf  (Leading, Environmentally Friendly, Affordable, Family Car, significando Carro de família acessível e ecologicamente correcto e liderante) é um carro eléctrico desenvolvido pela Nissan que será lançado no mercado no Outono de 2010 nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. O veículo tem um motor eléctrico de 80KW ou 109 cv, binário de 28,5 kgfm e um grupo de baterias de lítio com capacidade de 90 kWh, que podem ser recarregadas numa tomada comum de 220V, com um alcance de 160 Km e uma velocidade máxima de 140 kph.



SISTEMA DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE MOBILIDADE 

O Nissan Leaf apresenta um avançado e exclusivo sistema de Tecnologias de Informação (TI).  Ligado a um centro de dados global, o sistema pode fornecer suporte, informações e entretenimento para os condutores durante 24 horas por dia. 

O monitor montado no tablier apresenta a energia restante do Nissan LEAF  – ou “área alcançável” - para além de indicar uma selecção das estações de carregamento mais próximas.

Outra característica inovadora é a capacidade de utilizar telemóveis para ligar as funções de ar condicionado e de carregamento – mesmo quando o Nissan LEAF está desligado. Um temporizador por controlo remoto a bordo também pode ser pré-programado para recarregar as baterias.  

“O sistema de TI é uma vantagem fundamental”, diz Tooru Abe, Especialista-Chefe do Produto. “Queríamos que este veículo fosse um companheiro para o condutor e um aperfeiçoamento para os passageiros. Também queríamos que este veículo ajudasse a criar uma comunidade de emissões zero e estas características de TI podem torná-lo possível”

O Nissan LEAF é o primeiro na futura gama de veículos eléctricos da marca e um grande marco da visão da Aliança Renault-Nissan para a mobilidade de emissões zero.  O primeiro dos veículos eléctricos da Nissan será fabricado em Oppama, Japão, com capacidade adicional planeada para Smyrna, Tennessee, EUA. Entretanto, as baterias de iões de lítio estão a ser produzidas em Zama, Japão, com capacidade adicional planeada para os EUA, para Portugal e para o Reino Unido e estão ainda sob estudo outros locais para investimento em todo o mundo.


     

Sem comentários:

Enviar um comentário